top of page

Geraldo é gaúcho de Campo Bom, nascido em 13 de fevereiro de 1975. Embora  seu interesse pelo tiro esportivo o tenha sempre acompanhado, sua trajetória no esporte teve início oficial em 2007, quando o atleta já tinha 32 anos, ano em que se juntou ao movimento paralímpico brasileiro. 

Portador da síndrome de Poland, deficiência congênita que afeta os músculos peitorais, do ombro e da mão, que

ocorre em seu lado direto, Geraldo sofria com a

dificuldade em segurar as carabinas de chumbinho -

"Faltava firmeza", afirma.

Em 2006, tudo mudou. Geraldo então descobriu a

pistola de ar, que não exige apoio dos dois braços.

"Daí para frente, foram muito erros e acertos,

lágrimas e sorrisos. Mas não me arrependo de nada".

Ficha Técnica

Nascimento: 13/021975

Local: Campo Bom, RS, Brazil

Início no esporte: 2007

1° título: Campeão Brasileiro

Pistola Livre -  2007.

Títulos mais importantes: Medalha de Ouro - 

Jogos Parapan Americanos 2019, Lima 

Medalha de Ouro - Copa do Mundo WSPS  -

Osyjek, Croácia, 2017

 Von Rosenthal

Geraldo

Um campeão não se constrói da noite para o dia. Geraldo conhece muito bem esta máxima.  Ele vive uma rotina de treinos diários e rigorosos, que o prepara para as competições ao longo do ano, até culminarem nas maiores e mais importantes, como as etapas dos campeonatos mundiais e a Copa do Mundo. "É um baita esforço, claro. Mas tudo vale a pena quando tu tá atrás da tua meta", diz.

Gigante

A SUPERAÇÃO SEMPRE FEZ PARTE DA MINHA VIDA, E O TIRO FAZ DELA MINHA ROTINA DIÁRIA. A VONTADE DE FAZER CADA VEZ MELHOR  É A CONDIÇÃO BÁSICA PARA O SUCESSO NO ESPORTE.

"

"

Conquistas

Conquistas

IMG-20190827-WA0023.jpg

Sua trajetória impressiona. Desde o início, se destaca em muitas competições, mas a partir de 2013, o atleta vem mostrando que é uma máquina de quebrar recordes, nacionais e internacionais, e conquistar medalhas. Embora tenha ainda muito o que conquistar, só em 2017 e 2018 já foram recordes Brasileiros, Panamericanos, uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze em copas do mundo, além de ocupar o posto mais alto no ranking mundial na modalidade Pistola Standard 10 metros. Sua mais recente conquista de relevância internacional foi a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Lima, em 2019, com direito a quebra de recorde de pontuação na final.

Além das alegrias ao país e a seus torcedores, a trajetória de Geraldo ajuda a desmistificar a prática do tiro e a impressão de um esporte violento ou "proibido".

Talvez seja desnecessário, mas de suma importância mencionar, que exemplos como o de Geraldo fortalecem a luta por igualdade perante o preconceito no esporte e na sociedade. O atleta segue como uma das principais presenças no tiro paralímpico brasileiro e mundial, servindo de referência para muitos atletas e para-atletas.

Mais sobre Geraldo:

  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
bottom of page